CASA GRANDE DO ENGENHO SÃO BARTOLOMEU CENÁRIO DE HISTÓRIAS DE UM POVO
INFELIZMENTE, NESTE BLOG TAMBÉM TRATAMOS DE INFORMAR E COMENTAR OS FEITOS CHOCANTES QUE INCOMPREENSIVELMENTE ATORMENTA -NOS EM PLENO SÉCULO XXI. ESTA NOTÍCIA NÃO É NOVA NEM TÃO POUCO RECÉM SAÍDA DO FORNO, COMO COSTUMA DIZER OS PROFISSIONAIS DE COMUNICAÇÃO,O ESPAÇO DEDICADO AQUI AO JAZ SÃO BARTOLOMEU É TÃO SOMENTE PARA EFEITO DE REPENSARMOS NOSSOS CONCEITOS E IDÉIAS SOBRE A PRESERVAÇÃO DO NOSSO PATRIMÔNIO , PARA QUE ATOS COMO ESTE NÃO FIQUE DESAPERCEBIDO NEM TÃO POUCO IMPUNE, POIS UMA LOCALIDADE SEM HISTÓRIA É UM LUGAR SEM IDENTIDADE E SEM PERSPECTIVA. SENDO ASSIM SÓ PARA EFEITO DE RESGATE HISTÓRICO, ESTE MESMO CRIME FORA COMETIDO COM A CASA GRANDE DO ENGENHO MEGAÍPE (JABOATÃO DOS GUARARAPES) POR JOÃO LOPES DE SIQUEIRA SANTOS , E COM A IGREJA DOS MARTÍRIOS (RECIFE) PELO PREFEITO DA ÉPOCA AUGUSTO LUCENA QUE DE ACORDO COM VIRGINIA BARBOSA, APESAR DA IMPORTÂNCIA HISTÓRICA, ARQUITETÔNICA E RELIGIOSA, A IGREJA DOS MARTÍRIOS É, IRONICAMENTE E QUASE SEMPRE LEMBRADA POR TER SIDO DEMOLIDA PARA PERMITIR A CONSTRUÇÃO DA AV. DANTAS BARRETO. CURIOSAMENTE, EM PERÍODOS DITATORIAIS E AUTORITÁRIOS, MONUMENTOS DO RECIFE FORAM EXTINTOS: A IGREJA DO PARAÍSO (1944), DURANTE O ESTADO NOVO, 1937-1945, NOS GOVERNOS DE NOVAES FILHO (PREFEITO),AGAMENON MAGALHÃES (GOVERNADOR) E GETÚLIO VARGAS (PRESIDENTE); E A DOS MARTÍRIOS (1973), NO GOVERNO MILITAR (1964-1985), NAS GESTÕES DO PREFEITO AUGUSTO LUCENA, DO GOVERNADOR ERALDO GUEIROS LEITE E DO PRESIDENTE GAL. EMÍLIO GARRASTAZU MÉDICI.SEGUNDO O BLOG DO PROFESSOR GEÓGRAFO JAMES DAVIDSON.O ENGENHO SÃO BARTOLOMEU, FUNDADO NO FINAL DO SÉCULO XVI, É UM DOS MUITOS LOCAIS HISTÓRICOS E PITORESCOS DA CIDADE DE JABOATÃO, DESTACANDO-SE POR TER PERTENCIDO AO JUDEU FERNÃO DO VALE, NA ÉPOCA DA INVASÃO HOLANDESA, E POR NELE TER SIDO CRIADO O BOLO SÃO BARTOLOMEU PELA DONA RITA DE PAULA SOUZA LEÃO, ESPOSA DO CORONEL AGOSTINHO DE HOLANDA.PORÉM AFIRMAM OUTROS HISTORIADORES QUE É NO ENGENHO SÃO BARTOLOMEU QUE NASCE O BOLO SOUZA LEÃO HOJE PATRIMÔNIO IMATERIAL REGISTRADO PELO ESTADO DE PERNAMBUCO.
CAPA DO DIÁRIO DE PERNAMBUCO DE 08/04 /2010
FOTO: VISITA TÉCNICA REALIZADA EM 18/01/2011 PELA EQUIPE DA COORDENAÇÃO DE PATRIMÔNIO HISTÓRICO
O PROCESSO DE SOLICITAÇÃO DE TOMBAMENTO DO ENGENHO SÃO BARTOLOMEU ,TODO SEU PERÍMETRO E CONJUNTO DE BENS HISTÓRICOS JÁ ESTAVA EM ANDAMENTO QUANDO A CASA GRANDE FOI DEMOLIDA POR SEU ATUAL PROPRIETÁRIO.ESTE FATO FOI UMA DAS MAIS TRISTE NOTÍCIA QUE TIVEMOS EM NOSSA COORDENAÇÃO SOBRETUDO POR QUE A CASA GRANDE DO ENGENHO SÃO BARTOLOMEU FOI NOSSO PALCO PARA AS AÇÕES EDUCATIVAS QUE SÃO IDEALIZADAS PELA EQUIPE DA COORDENAÇÃO DE PATRIMÔNIO HISTÓRICO, QUE ESTÁ ACOMPANHANDO O CASO QUE POR SUA VEZ ESTÁ EM PROCESSO JURÍDICO.QUE POR DESTE CRIME POSSAMOS REFLETIR SOBRE QUAL É A IMPORTÂNCIA O NOSSO PAPEL PARA COM A PERPETUAÇÃO DOS NOSSOS PATRIMÔNIOS , CABE AQUI SALIENTAR QUE A RESPONSABILIDADE NÃO É TÃO SOMENTE DO PODER PÚBLICO, MAS TAMBÉM DO PODER PRIVADO E TODA SOCIEDADE CIVIL, QUE PODE E DEVE QUANDO NECESSÁRIO AJUDAR-NOS NESTE PROCESSO COMPLEXO E ÁRDUO QUE EXIGE ESFORÇO E DEDICAÇÃO DE TODOS OS ATORES ENVOLVIDOS NESTE PROCESSO DE CUIDADO E PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL, LEGADO DAS GERAÇÕES FUTURAS.
TEXTO E FOTO: ELINILDO MARINHO
FONTE:
http://www.diariodepernambuco.com.br/2010/04/14/urbana10_0.asp
http://www.diariodepernambuco.com.br/2010/04/14/urbana10_1.asp
http://www.diariodepernambuco.com.br/2010/04/14/urbana10_1.asp
Fonte: BARBOSA, Virgínia. Igreja dos Martírios. Pesquisa Escolar On-Line, Fundação Joaquim Nabuco, Recife. Disponível em: <http://www.fundaj.gov.br>. Acesso em: dia mês ano. Ex: 6 ago. 2009.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
A equipe da Coordenação de Patrimônio Histórico da Secretaria Executiva de Cultura e Eventos da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes criou este Blog como ferramenta facilitadora entre os órgãos públicos e privados de Conservação,Preservação,Educação e Fomento do Patrimônio Cultural que segundo a UNESCO abrange tudo que se constitui patrimônio.Assim mantendo um diálogo reflexivo perpassando sobre a Educação Patrimonial, Memória coletiva,Sensibilização,cidadania,História, Identidade cultural e Cidadania.