sábado, 18 de junho de 2011

DIA DO PATRIMÔNIO BRASIL HOLANDA

A Coordenação de Patrimônio Historico da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, no âmbito de seu compromisso com o patrimônio cultural,bem como, dos diálogos e debates sobre o mesmo nas diversas instituições e organizações que atuam e desenvolve ações de preservação e conscientização do patrimônio histórico e cultural, se fez presente no dia 17 de Junho de 2011,  no dia de  debates sobre o patrimônio comum Brasil-Holanda, com mesa-redonda, apresentação de projetos e debate sobre o conceito de patrimônio mútuo. Com um workshop especial sobre o projeto de exposição Brasil-Holanda  no objetivo de discutir com os participantes da reunião o conteúdo da exposição. O evento aconteceu no Segundo andar da Biblioteca Central, UFPE . Assim sendo a equipe constituída pela Coordenadora de Patrimônio Histórico Idalice Laurentino e o Estagiário Elinildo Marinho participaram do evento que contou com as falas de Marcos Galindo, Robert Parthesius, Daniel Breda, Barbara Consolini, Paula Assunção, Mara de Groot, Roelof Hol, Vildeane Borba, Clara Lima, Jorn Konijn, Hugo Coelho, Daniel Souza Leão, Leo Wetzels, Marcos Albuquerque, Maria Angélica, Rômulo Nascimento, Guilherme Lins e Julianna Ramos.


FOLDER DO EVENTO

FOTO: ELINILDO MARINHO


FOTO: ELINILDO MARINHO
FOTO: ELINILDO MARINHO

DOCUMENTÁRIO SOBRE AMÉLIA BRANDÃO

A Coordenação de Patrimônio Histórico da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, no ofício de suas funções e atenta as ações pertinentes ao patrimônio histórico e cultural,bem como, a história e a memória do município, vem informar a todos que  no dia 13 de Junho de 2011, os estudantes Gustavo Delfino, José Cavalcanti e Mariana Borges apresentaram a banca da UNICAP o seu projeto de conclusão de curso  que resultou em um documentário sobre a pianista jaboatanense Amélia Brandão. Segundo a equipe Este documentário volta ao século passado e conta, através de depoimentos de amigos e conhecedores, a história de Tia Amélia e sua paixão pelo piano. O referido documentário resultou para os seus idealizadores a nota máxima com louvor.

SINOPSE DO DOCUMENTÁRIO

Maria Amélia Pereira Brandão, a Tia Amélia, como ficou conhecida, foi uma grande pianista que contribui para música brasileira com suas valsas e chorinhos. Nascida em 1893, na cidade de Jaboatão dos Guararapes, desde pequena já mostrava o dom de tocar piano. Tia Amélia fez muito sucesso por onde passou e ficou pouco conhecida na sua terra natal. Apresentou o programa “Velhas Estampas”, na TV Rio e também “Tia Amélia, suas Histórias e seu Piano Antigo”, na TV TUPI. Gravou três LPs, dois discos de 78 rotações e um CD. Na Rádio Nacional, ela apresentava um programa de calouros.Seu estilo musical foi, muitas vezes, comparado com Chiquinha Gonzaga e com o pianista Ernesto Nazareth. Algumas de suas canções foram interpretadas pelas cantoras Elisa Coelho e Stefana de Macedo. E em sua homenagem, o cantor Roberto Carlos gravou a música “Minha Tia”, isso em 1976.




FICHA TÉCNICA

Roteiro, Produção e Edição: Gustavo Delfino, José Cavalcanti e Mariana Borges
Orientação: Cláudio Bezerra
Imagens: Paulo Gustavo Cunha
Imagens Complementares: Ítalo Wagner , Lupa Vídeo (MG)
Edição e Finalização: Léo Nascimento
Supervisão Técnica: Marcos Muniz
Iluminação: José Luiz
Duração: 19MIN 17SEG