sábado, 18 de junho de 2011

DOCUMENTÁRIO SOBRE AMÉLIA BRANDÃO

A Coordenação de Patrimônio Histórico da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, no ofício de suas funções e atenta as ações pertinentes ao patrimônio histórico e cultural,bem como, a história e a memória do município, vem informar a todos que  no dia 13 de Junho de 2011, os estudantes Gustavo Delfino, José Cavalcanti e Mariana Borges apresentaram a banca da UNICAP o seu projeto de conclusão de curso  que resultou em um documentário sobre a pianista jaboatanense Amélia Brandão. Segundo a equipe Este documentário volta ao século passado e conta, através de depoimentos de amigos e conhecedores, a história de Tia Amélia e sua paixão pelo piano. O referido documentário resultou para os seus idealizadores a nota máxima com louvor.

SINOPSE DO DOCUMENTÁRIO

Maria Amélia Pereira Brandão, a Tia Amélia, como ficou conhecida, foi uma grande pianista que contribui para música brasileira com suas valsas e chorinhos. Nascida em 1893, na cidade de Jaboatão dos Guararapes, desde pequena já mostrava o dom de tocar piano. Tia Amélia fez muito sucesso por onde passou e ficou pouco conhecida na sua terra natal. Apresentou o programa “Velhas Estampas”, na TV Rio e também “Tia Amélia, suas Histórias e seu Piano Antigo”, na TV TUPI. Gravou três LPs, dois discos de 78 rotações e um CD. Na Rádio Nacional, ela apresentava um programa de calouros.Seu estilo musical foi, muitas vezes, comparado com Chiquinha Gonzaga e com o pianista Ernesto Nazareth. Algumas de suas canções foram interpretadas pelas cantoras Elisa Coelho e Stefana de Macedo. E em sua homenagem, o cantor Roberto Carlos gravou a música “Minha Tia”, isso em 1976.




FICHA TÉCNICA

Roteiro, Produção e Edição: Gustavo Delfino, José Cavalcanti e Mariana Borges
Orientação: Cláudio Bezerra
Imagens: Paulo Gustavo Cunha
Imagens Complementares: Ítalo Wagner , Lupa Vídeo (MG)
Edição e Finalização: Léo Nascimento
Supervisão Técnica: Marcos Muniz
Iluminação: José Luiz
Duração: 19MIN 17SEG


Um comentário:

  1. Boa noite,
    Eu sou Antunis Arantes e gostaria de poder manter contato com vocês para lhes informarem que aqui em Goiània Goiás, nos temos uma sala que é em homenagem a Tia Amélia ,que se localiza no rol do Teatro Goiania ...Gostaria de saber se poderiam me fornecer material informativo sobre esta pianista maravilhosa que nos goianos aprendemos a amar tanto apesar dela ser pernambucana .
    Sem mais para o momento me coloco a sua inteira disposição .


    Antunis de Araújo Arantes,
    Fone para contato -62-93472064.

    ResponderExcluir

A equipe da Coordenação de Patrimônio Histórico da Secretaria Executiva de Cultura e Eventos da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes criou este Blog como ferramenta facilitadora entre os órgãos públicos e privados de Conservação,Preservação,Educação e Fomento do Patrimônio Cultural que segundo a UNESCO abrange tudo que se constitui patrimônio.Assim mantendo um diálogo reflexivo perpassando sobre a Educação Patrimonial, Memória coletiva,Sensibilização,cidadania,História, Identidade cultural e Cidadania.